Com a conclusão da segunda e última fase de requalificação urbanística da Avenida do Mar _entre a Praça da Autonomia e a Estação de Tratamento de Águas Residuais do Almirante Reis_ a Cidade do Funchal e a Freguesia de Santa Maria Maior possui mais 7000 m2 de espaço de lazer.
A área em questão, sofreu intervenção da autarquia a fim de a tornar num espaço mais apelativo, não só para os residentes bem como para todos aqueles que diariamente nos visitam.
Com a recuperação do antigo espaço das barracas de feirantes numa plataforma com estrutura em pérgula, onde serão possíveis exposições de carácter temporário; a pintura da fachada da ETAR; a criação de mais espaço pedonal em calçada portuguesa; a remodelação das antigas instalações sanitárias públicas, agora também para pessoas portadoras de deficiência e o melhoramento do estacionamento para os autocarros, podemos dizer que o objectivo da CMF foi atingido.
Esta frente-mar ganhou uma nova escultura denominada “Cabra Cega”, do artista plástico Sílvio Cró, o qual salientou que, contemporaneamente, simboliza o jogo tradicional da cabra-cega e o papel fundamental da mulher da Zona Velha na estrutura familiar, especificando que «com a ausência do marido, quando este ia para o mar, ela tomava as rédeas da casa».
Para finalizar, foi projectado sobre o mar um “mirante”, frente à Praça da Autonomia, o qual, segundo Miguel Albuquerque, presidente da Câmara do Funchal, foi criado com o intuito de ser um espaço «onde a população e os visitantes pudessem contemplar o mar».
Aproveita o teu final de dia para conhecer este renovado espaço e passeia pela nossa freguesia!!
Sem comentários:
Enviar um comentário