Os jovens madeirenses têm procurado realizar projectos, ao nível europeu. O Serviço Voluntário Europeu é um dos que tem registado uma participação significativa, mais na área social e do património. O programa está a registar, este ano, um aumento da procura por parte dos nossos jovens, relativamente ao ano passado. Este, «Juventude em acção», foi o tema escolhido para o Conselho de Juventude da Madeira, que se reuniu segunda-feira passada, no auditório da Pousada da Juventude no Funchal. O secretário regional dos Recursos Humanos, esteve presente e salientou a importância do programa dado que “constitui um recurso com uma potencialidade excepcional, ao serviço dos jovens e das associações juvenis”.
O “Juventude em Acção”, tem como prioridades a participação activa dos jovens, a consciencialização da cidadania europeia, a diversidade cultural, a inclusão de jovens com menos oportunidades e o fomento da cooperação europeia no domínio da juventude. Tendo em conta esta abrangência, Brazão de Castro garantiu que “a aposta neste programa é essencial”, cuja intervenção acontece em áreas como a cultura, o serviço social, a protecção civil, o ambiente, a cooperação, a democracia, o desenvolvimento rural/urbano, a saúde, entre outras.
Em 2008, foram apresentadas e aprovadas nove candidaturas a projectos, envolvendo centenas de jovens. Neste âmbito, oito jovens madeirenses tiveram, também, oportunidade de realizar cursos de formação internacional em países como a Turquia, Eslovénia, Guiana Francesa, França, entre outros.
Para mais informações clique em:
Sem comentários:
Enviar um comentário