sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

É neste fim de semana, dias 27 e 28 de Fevereiro, que a JSD Madeira realiza o seu I Conselho Regional. Este encontro decorre no Hotel do Santo, nos Casais Próximos, Santo António da Serra.
Hoje, dia 27, tem lugar a parte temática deste Conselho com debate acerca das 'Novas dinâmicas da JSD/M e Estratégias de Campanha'.
Na parte política, está previsto a nomeação dos órgãos dos ESDs, JASD, Gabinete do Militante, assim como a apresentação e homologação do Regulamento Interno do Conselho Regional e Regulamento dos Estudantes Social Democratas.
O encerramento dos trabalhos é feito após a análise da situação política actual regional e nacional, que conta com as intervenções dos conselheiros da JSD Madeira.
juntosporideais.blogs.sapo.pt

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

O nosso Carnaval

As festividades do Carnaval Madeirense espelham as características culturais do nosso povo. A exemplo disso temos a alegria, a felicidade, a côr e a juventude espalhadas um pouco por toda a ilha.
Sendo um dos eventos preferidos dos turistas o Carnaval na Madeira, assumiu características especiais. Para além das Bandas Filarmónicas, dos desfiles escolares e séniores, existem dois cortejos importantes nas ruas do Funchal: o alegórico e o trapalhão.
O primeiro, é de carácter mais sofisticado e raliza-se no sábado à noite. Necessita de um projecto criativo, por parte de todas as trupes participantes.
O segundo, é mais de carácter livre, realiza-se na tarde de Terça-feira e conta com a participação espontânea de todo o público interessado.
Resta-nos desejar muita diversão, alegria e é claro:
B - O - M --- C - A - R - N - A - V - A - L --! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

47 anos depois . . .

Embora tenham passado mais de 40 anos desde que esta fotografia foi captada (vésperas da inauguração da estátua de Jaime Moniz - 18-02-1962), é verdade que pouco se transfigurou na fachada principal do edifício do Liceu Jaime Moniz. Originalmente "Liceu do Funchal", começou a leccionar a 12 de Setembro de 1837 e depois de mudar várias vezes de instalações ganha o actual nome em 1919. O edifício que surge na imagem foi inaugurado a 28 de Maio de 1946. Nesse ano lectivo foram alunos desta escola 540 jovens, dos quais 185 raparigas e 355 rapazes, fazendo uso das 18 salas, um anfiteatro, biblioteca, laboratórios, ginásio e demais instalações, muito elogiadas à época e que ainda hoje constituem o corpo central do edifício, entretanto ampliado e melhorado, dando actualmente resposta a mais de 3000 alunos. Se ainda hoje o Liceu Jaime Moniz representa um importante espaço de ensino e aprendizagem na Madeira, tão ou mais preponderante função desempenhou no final da década de 40.
uma.pt/galariaLiceu

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Sabias que . . .

A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Funchal, está presente na rádio on-line, desde Dezembro de 2007.
O projecto de rádio on-line foi concretizado por um protocolo celebrado entre a Junta de Freguesia e a Rádio SMM, em regime de exclusividade.
Para a execução deste projecto foi tido em consideração a evolução e utilização das novas tecnologias, ferramentas essenciais na divulgação e promoção da freguesia, junto de toda a nossa comunidade regional, bem como de todos os madeirenses espalhados pelos quatro cantos do mundo.
Através deste meio de comunicação os interessados, numa programação ininterrupta (24 Horas) em streaming, podem disfrutar da melhor música dos anos 60 a 90 bem como obter informações sobre as diferentes actividades da Freguesia.
Para aceder à 'Rádio Santa Maria Maior', basta clicar em http://www.radiosmm.com/ .
Rádio e Junta de Freguesia SMM

sábado, 14 de fevereiro de 2009

As comemorações do Dia dos Namorados possuem várias explicações possíveis, baseada na tradição cristã, romana e pagã. A Igreja Católica reconhece três santos com o nome de Valentim, mas o santo dos namorados parece ter vivido no século III, em Roma, onde os casais celebram o seu dia, a 14 de Fevereiro.
Valentim era um sacerdote cristão contemporâneo do imperador Cláudio II, que queria constituir um exército romano grande e forte, mas não conseguiu atrair muitos soldados, porque os homens não se dispunham a abandonar as suas mulheres e famílias e partirem para a guerra. Assim, o imperador proibiu os casamentos entre jovens e Valentim, revoltado, resolveu realizar casamentos secretos. Quando foi descoberto, foi preso, torturado e decapitado a 14 de Fevereiro.
Independentemente da veracidade destas versões, hoje celebra-se o dia dos namorados. Dia Feliz a todos os apaixonados!
esteticderm.com.br

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Apoio às Juntas de Freguesia

«A Câmara Municipal do Funchal celebrou ontem protocolos com as Juntas de Freguesia do concelho, os quais têm como objectivo reforçar a componente de apoio financeiro. (...) “O ano passado nós celebramos o protocolo de reforço financeiro no valor de cerca de 1,3 milhões de euros. Este ano vamos atribuir às Juntas o montante global de 1,5 milhões de euros”, salientou o presidente da CMF, Miguel Albuquerque. (...) “Não estamos a fazer nenhum favor às Juntas de Freguesia, antes pelo contrário tem sido um acto de boa gestão da CMF, uma vez que este dinheiro, que é dirigido para as Juntas, é muito mais bem aproveitado” (...) “Se repararem o trabalho que tem sido feito pelas Juntas de Freguesias, por exemplo no que diz respeito à limpeza urbana, tem dado grandes resultados. Hoje não há dúvida que em termos de limpeza urbana as zonas altas do concelho do Funchal estão muito mais limpas e isto deve-se a um processo efectivo de descentralização” (...) “No futuro vamos descentralizar outras competências, como por exemplo na área social. Acho que temos condições para as próprias Juntas terem capacidade de gestão de alguns centros comunitários e de algumas infra-estruturas, sobretudo as ligadas ao apoio aos jovens e aos idosos. Isto já acontece, por exemplo, na Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, onde na própria sede desta existe um Centro de Dia”, sustentou Miguel Albuquerque.»
diariocidade.pt

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Inauguração será a 23 de Março

«O secretário Regional do Equipamento Social, Santos Costa, visitou ontem, as obras de redimensionamento da Escola Básica do 1º Ciclo Visconde Cacongo*, no concelho do Funchal» freguesia de Santa Maria Maior. «(...)adiantou que a inauguração da escola já tem data marcada e se tudo correr como previsto a infra-estrutura será inaugurada no final do próximo mês, mais concretamente no dia 23 de Março. (...) aproveitou a ocasião para dizer que a Escola Básica do 1º Ciclo da Visconde Cacongo, servirá uma população de mais de 200 alunos divididos entre o ensino pré-escolar e o ensino básico servindo simultaneamente para mostrar que “o programa do governo está a ser cumprido e estamos a dar reposta aos compromissos que assumimos(...). Refira-se que (...) é um projecto que se insere no programa de requalificação do parque escolar que o GR tem vindo a desenvolver e que promove a melhoria da qualidade de ensino. (...) o objectivo da requalificação da escola é dotar o estabelecimento de ensino para funcionar em regime de tempo inteiro. Para o efeito a SREquipamento, contemplou a construção de novas salas de aula e de apoio geral (...). A renovada escola passará a funcionar com duas salas para o pré-escolar, duas salas para actividades curriculares e três salas para actividades complementares. Nas obras estão também incluídas a reformulação da cozinha, o refeitório e a instalações sanitárias. O novo edifício passará a contar, ainda, com espaços exteriores, nomeadamente, um campo de jogos, um parque infantil, zonas verdes e espaços de recreio cobertos.»
diariocidade.pt
* A designação do núcleo escolar tem origem em João José Rodrigues Leitão, residente nesta localidade, que em 1884 foi agraciado por carta régia com o título de Visconde Cagongo, devido a feitos em África.

Marketing Político, Comunicação e Imagem

«Na próxima Sexta-feira, dia 13 de Fevereiro, pelas 19h30 decorrerá no Qasbah Caffé (Promenade Lido/Gorgulho) a Conferência "Marketing Político, Comunicação e Imagem", com a oradora convidada Dra. Célia Dantas.
Um grande evento ao qual não podes faltar! Contamos com a tua presença e com toda a tua Energia.»
Jantar Convívio na Zona J - Poncha a metro (Localizado junto ao C.C. Monumental Lido) Prato + Bar aberto durante o Jantar (Poncha, Cerveja, Água e Sumos) 12 € por pessoa Atenção: Só temos 30 vagas - Reservas pelo Telm.: 963567482 ou pelo E-mail: danielcairesx@netmadeira.com -------------- Fonte: http://energiajfx2009.hi5.com/

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Amanhecer para o Mundo

«A Ilha da Madeira é um dos destinos turísticos mais antigos. E milhares de turistas voltam ano após ano. Porquê? A ilha não só oferece um excelente clima ao longo de todo o ano, como também, magnífica fauna e flora - a Madeira tem uma taxa criminal baixíssima e é um dos destinos mais seguros do mundo!» ----------------- Fonte: www.madeira-web.com/
.
O site 'Madeira-web' disponibiliza diariamente ao mundo, no espaço 'DAILY PIC', uma foto com paisagens, sempre magníficas, da nossa ilha. Hoje foi a vez da freguesia de Santa Maria Maior dizer ao mundo: "BOM dia, venha visitar a nossa linda ilha!"

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Concurso de vocalistas intérpretes - 4ª Edição

«O Funchal A Cantar é uma organização da Câmara Municipal do Funchal, em colaboração com as Juntas de Freguesia do concelho. Pretende-se com esta iniciativa incentivar a criatividade e o gosto pelas actividades culturais, bem como encontrar novos valores na área musical. O Funchal A Cantar será organizado em forma de concurso com eliminatórias e uma final. Os interessados concorrerão nas suas Juntas de Freguesia» (Santa Maria Maior - inscrições até 15 de Maio) «apurando-se até 10 para cada eliminatória. As eliminatórias terão lugar em espectáculos realizados nas respectivas freguesias» (6 de Junho - Mercado dos Lavradores). «Os vencedores dessas eliminatórias concorrerão na Final, que terá lugar no centro do Funchal» (19 de Setembro - Praça do Município). «Desse ultimo espectáculo se apurará o vencedor. O Funchal A Cantar 2009 é a quarta edição deste concurso. A primeira edição teve lugar em 1997, a segunda em 1999 e a terceira em 2001. Das anteriores edições deste concurso foram apuradas muitas vozes e muitos talentos, que mais tarde e a partir da realização do Funchal A Cantar se impuseram no panorama musical madeirense, na maioria dos casos com carreiras promissórias e actuações de muita qualidade. Com a reedição deste Concurso, solicitado por muitos munícipes, a Câmara Municipal do Funchal pretende dar oportunidade a uma nova geração de cantores, que deste modo serão mais facilmente detectados e ajudados numa eventual carreira artística de qualidade.»

Fonte: http://ultimahora.jornaldamadeira.pt/

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Porquê votar?

«Jovem ou idoso, estudante ou reformado, homem ou mulher, assalariado ou independente, convencional ou alternativo, citadino ou rural: a Europa diz-nos respeito a todos, muitas vezes sem darmos por isso! Graças à Europa, podemos viajar, estudar e trabalhar facilmente no estrangeiro. O Parlamento Europeu trabalha incansavelmente em prol de um ambiente mais limpo, substâncias químicas mais seguras, melhores serviços e empregos. O PE é um ardente defensor dos direitos dos consumidores, da igualdade de oportunidades e dos direitos humanos, tanto na UE como no estrangeiro.»
«Em Junho de 2009, vai ter a oportunidade única de votar juntamente com 375 milhões de outros cidadãos europeus. (...) Eleito pelo povo desde 1979, o Parlamento Europeu representa hoje quase meio milhão de cidadãos.»
«A Europa elege os seus novos deputados em Junho de 2009. Oriundos de 27 países, estes deputados representam uma vasta gama de partidos políticos, círculos eleitorais e pontos de vista nacionais. No Parlamento, a maioria dos deputados organiza-se em grupos políticos de acordo com as suas afinidades políticas. Desta forma, o Parlamento, tal como a Europa, significa acolher e promover a diversidade - nele são faladas 23 línguas!»
«Na maioria dos casos, os deputados europeus têm tanto peso como os Estados‑Membros no processo de tomada de decisão da UE. A maior parte da legislação que nos afecta quotidianamente é decidida por deputados ao PE e ministros a nível da UE. Muitas, senão mesmo a maioria das leis promulgadas no seu país são a transposição de actos votados pelos deputados europeus - os nossos representantes. E não só leis: verbas para a construção de novas estradas, praias mais limpas, investigação, educação, ajuda ao desenvolvimento.»
«Eleja deputados que pensam como você e poderá ter uma palavra a dizer. A democracia é isso.»
Marque na sua agenda: "Dia 7 de Junho de 2009 - VOTAR!"

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Foi a 4 de Fevereiro de 1943, na freguesia de Santa Luzia, concelho do Funchal, que nasceu o nosso Presidente do Governo Regional da Madeira - Dr. Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim, filho de Alberto Gonçalves Jardim e Marceliana do Patrocínio de Jesus Cardoso.
É «um dos fundadores do então Partido Popular Democrático (PPD) em Maio de 1974, um mês após a Revolução dos Cravos, juntamente com Francisco Sá Carneiro (...). Co-fundador na Madeira do Partido Social Democrata, vem presidindo às suas Comissões Políticas Regionais, integrou as respectivas Comissões Políticas Nacionais (...). É presidente honorário da Juventude Social Democrata da Madeira.»
Possui «uma das mais longas carreiras políticas, de dirigentes democraticamente eleitos de qualquer jurisdição em todo o mundo.» (http://pt.wikipedia.org/wiki/Alberto_Jo%C3%A3o_Jardim)
O Núcleo da JSD da freguesia de Santa Maior Maior deseja-lhe, neste dia em que celebra o seu 66.º aniversário, a Continuação de Grandes e Muitas Vitórias Políticas e Pessoais.
Muitos Parabéns, Feliz Aniversário!!

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Uma Juventude Preparada

(...) «No Partido Social Democrata e no tocante à Formação da Juventude, cultiva-se sempre o dom da alegria, como base fundamental para o sucesso.
Consciencializa-se que o bom resultado de qualquer Mensagem exige sempre que esta seja inteligente, bem como perceptível por todos.
A Juventude Social Democrata sabe hoje muito bem que, ganhando a Juventude, por arrastamento, se ganha o futuro. Quer o futuro imediato, quer o futuro mediato, em termos de poder construir a sociedade ambicionada.
Os jovens da Região Autónoma da Madeira percebem que a Autonomia Política terá de rosseguir, e de prosseguir sempre EVOLUTIVA.
Pelas mãos das futuras gerações, vão ser tomadas opções fundamentais sobre o futuro do arquipélago. Muitos foram, estão e serão preparados para assumi-las, seja qual for o risco ou a polémica que envolvam. Por isso, confio em absoluto.»
Por: Alberto João Jardim - Presidente da Comissão Política do PPD/PSD-Madeira
Fonte: MADEIRA LIVRE - N.º 5 - FEVEREIRO DE 2009